Trabalho bioquimica proteina
1 INTRODUÇÃO .......................................................................................................
2 OBJETIVO ..............................................................................................................
3 MATERIAIS............................................................................................................
4 RESULTADOS ........................................................................................................
1 INTRODUÇÃO A proteína, formada por centenas de aminoácidos ligados por ligações peptídicas constituem importantes funções em nosso organismo, tais como transporte de oxigênios, vitaminas e minerais e entre outros. Em sua forma espacial, observamos estruturas primárias, secundárias, terciárias e quaternárias. Na estrutura primária, há somente uma sequência simples de aminoácidos e suas respectivas ligações. Na secundária, a cada quatro aminoácidos há formação de ligações de hidrogênio com os hidrogênios e oxigênios ressonantes dos resíduos, proporcionando a conformação beta e alfa hélice. Já na terciária, a interação se dá entre todos os aminoácidos, podendo ser hidrofóbica ou por pontes de dissulfeto. No entanto, a estrutura quaternária só é possível com duas ou mais cadeias. Quando há desnaturação, seja por calor, alteração de pH ou ação de solventes orgânicos, as estruturas quaternárias, terciárias e secundárias são desorganizadas, uma vez que os agentes desnaturadores quebram as ligações de hidrogênio e podem acabar com a interação hidrofóbica.
2 OBJETIVO O objetivo desta aula prática foi caracterizar a presença das proteínas em solução, verificar experimentalmente a precipitação de proteínas com e sem desnaturação, relacionar as observações práticas com a teoria de propriedades gerais, estrutura e isolamento de proteínas, assim como avaliar as alterações protéicas por influências do meio externo.
3 MATERIAIS
- Tubos de ensaio;