Trabalho Biologia Sistema Nervoso
RESUMO: O Sistema Nervoso Central trabalha decodificando estímulos e enviando as respostas. Sede da inteligência, o lugar onde se formam as idéias, e parte as ordens para a execução dos movimentos, é o anteparo de chegada das impressões da visão, audição, olfação, paladar e tato.
PALAVRAS-CHAVES: Neurônios, Cerebelo e Nervos.
INTRODUÇÃO: O Sistema nervoso é à parte do corpo humano capaz de captar, processar e emitir reações que ocorrem ao redor ou no próprio corpo .É responsável por toda a nossa sensibilidade e motricidade.Este sistema controla e coordena as funções de todos os organismos e ainda, é capaz de interpreta-los e desencadear, eventualmente, respostas adequadas a estes estímulos.Muitas funções do sistema nervoso dependem da vontade e muitas outras ocorrem sem delas tenhamos consciência.Divide-se em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico. O encéfalo e a medula formam o sistema nervoso central.
NEURÔNIOS: O sistema nervoso é uma estrutura extensa e complicada organização de estruturas, pelas quais as reações internas do indivíduo são correlacionadas e integradas, e através do qual são controlados seus ajustamentos ao meio ambiente.
È formado por células chamadas de neurônios. O neurônio é formado por um corpo celular que é rodeado de dendritos que recebem o estímulo e o conduzem para um prolongamento, axônio.Ao redor do axônio existe uma membrana gordurosa que não deixa o estímulo mudar de caminho.Essa membrana chama-se bainha de mielina, que também irá auxiliar na rapidez da condução do estímulo. Os neurônios enfileirados em dendrito-axônio-dendrito-axônio irão formar o nervo que pode até atingir 1m de comprimento. Os nervos estão divididos em: sensitivos, motores e mistos.
Sistema Nervoso Central está localizado dentro da caixa craniana e no centro da coluna vertebral. Além de os ossos o protegerem, tem também a ajuda de outras estruturas protetoras, meninges, dura-máter, aracnoide e pia-máter e líquido