Trabalho Barrag N Ana Clara E M Rio
5953 palavras
24 páginas
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAISPrograma de Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Ana Clara Moreira Rodrigues
Mário Henrique da Silva Santos
TRABALHO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DA CIDADE III
LUIS BARRAGÁN
Belo Horizonte
2014
Ana Clara Moreira Rodrigues
Mário Henrique da Silva Santos
TRABALHO DE HISTÓRIA DA ARQUITETURA E DA CIDADE III
LUIS BARRAGÁN
Trabalho apresentado à disciplina
História da Arquitetura e da Cidade III, da Escola de Arquitetura e Urbanismo da
Pontifícia Universidade Católica de Minas
Gerais.
Professor: Diogo Carvalho
Belo Horizonte
2014
1. LUIS BARRAGÁN: APRESENTAÇÃO
Nascido em 1902, na cidade de Guadalajara no México, e criado por maristas e jesuítas, Luis Barragán passou seus primeiros anos em uma estância que sua família tinha nos arredores, que viria a ser uma de suas maiores fontes de inspiração. Uma de suas primeiras influências artísticas foi o pintor local Jesús
(Chucho) Reyes Ferreira, artista autoditata, que tinha em seus trabalhos, a maioria em papel crepom ou cartão, a utilização de linhas simples e cores fortes, influenciado pela arte folclórica mexicana e a arte pré- hispânica, também presentes na arquitetura de Barragán.
Barragán formou-se em engenharia civil na universidade de Guadalajara, mas com o tempo começou a se interessar mais por arquitetura, na qual fora autoditata.
Muitas de suas influências arquitetônicas foram descobertas em uma viagem feita á
Europa entre 1924 e 1926: o modernismo funcionalista do estilo internacional, os jardins de Alhambra de Granada, as cidadezinhas e casas da Grécia.
Entre 1927 e 1936, trabalhou em Guadalajara desenvolvendo projetos e reformas de domicílios na cidade e em seus arredores. Entre 1931 e 1932 voltou a visitar a Europa, onde compareceu a diversas conferências de Le Corbusier e conheceu o paisagista e escritor Ferdinand Bac, os quais exerceriam grande influência em sua obra. Em 1936, transferiu seu estúdio para a Cidade do México, onde trabalhou até sua morte