Trabalho AV2 de ética
- Pode ser que muita gente não saiba mas a palavra pobre tem significado e ele está nos dicionários cujo significado é:
Pobre: adj. Desprovido ou mal provido do necessário. (Antôn.: provido, afortunado, rico.) / Estéril, que produz pouco. / Mau em seu gênero: um orador pobre. / Desgraçado, que inspira piedade: um pobre homem. (Neste caso, antepõe-se ao substantivo.) / &151; s.m. e s.f. Pessoa que vive em estado de necessidade.
E a mesma se estende suas formas e conceitos onde naturalmente tende a ser usada em referência a falta de recursos financeiros e chegando a ser associada a imagens onde o pobre por muitos já tem cara sendo o sujeito que anda sujo, que não tem dente, que vive como pedinte que anda de trem ou em ônibus lotado sendo esses discriminado pela sociedade como sintomas da pobreza.
A pobreza preocupou economistas como Adam Smith, que na obra A riqueza das nações de 1776, afirmou: ”nenhuma sociedade, cuja maior parte de seus membros são pobres e miseráveis, pode ser próspera e feliz”. Em sentido amplo, pode designar-se por pobre a pessoa cuja nutrição, moradia e vestuário, embora suficientes para a preservação da vida, tem qualidade inferior às da população em geral. Cíclica assim ela é chamada quando é generalizada normalmente nos países de baixa industrialização.
Temos também os exemplos dos países da África e Ásia onde se vê discrepância entre a divisão de rendas, em alguns países da América do Sul também.
Ao longo das décadas tivemos períodos onde pelo menos aqui no Brasil em que vivemos altos e baixos na nossa economia.
O período autoritário teve algumas vantagens apesar do choro e da dor, sem falar na pobreza de espírito que vamos falar aqui mais a diante; A riqueza nacional aumentou o processo agrícola e industrial sofisticou-se e abrangeu as mais áreas produtivas entre elas a de tecnologia de ponta. O quadro social, porém agravou-se o êxodo rural levou a uma urbanização desordenada. Um grande