TRABALHO AUX BIBLIOTECA
FUNCÃO DO BIBLIOTÉCARIO
BRASÍLIA 16/06/2015
ENSINO NACIONAL
Artur Alves de Carvalho Guedes
INTRODUÇÃO
Debates acerca do perfil profissional do bibliotecário aparecem com destaque na literatura em biblioteconomia e ciência da informação a partir da segunda metade dos anos de 1900. Esta preocupação ajusta-se a um quadro mundial caracterizado por palavras como fluidez, mudança, instabilidade e flexibilidade, principalmente no que se refere ao mercado de trabalho. Novas proposições curriculares para as universidades, habilidades gerenciais, facilidade para o trabalho em grupo, postura empreendedora, conhecimentos sobre o uso de equipamentos eletrônicos e sobre negócios (SMIT, 2000; FERREIRA, 2003) surgem com regularidade nas discussões acadêmicas quanto ao tipo de profissional da informação com melhores possibilidades de trabalho.
Ainda que os bibliotecários sejam os pioneiros a trabalhar a informação de maneira sistemática, verifica-se, nos dias atuais, grande diversidade de profissionais convergindo para o mercado da informação. Neste ponto, Mostafa e Pacheco (1995, p. 175) constatam que esse mercado é composto por um mosaico de trabalhadores, sejam eles de nível médio ou superior, que desempenham tarefas às vezes similares àquelas desenvolvidas nas bibliotecas, nos arquivos ou nos centros de documentação, mas com metodologia própria. Por conseguinte, ao se pensar no profissional da informação como aquele formado apenas nas universidades, estará sendo excluída uma série de outros trabalhadores de nível médio, cujo aprendizado do trabalho informacional se dá na realização cotidiana de certas tarefas, de um modo geral, orientadas por outro trabalhador com formação universitária.
Os auxiliares de biblioteca estão inscritos no quadro exposto anteriormente. Sem formação específica, esses trabalhadores estão diariamente a lidar com as demandas dos usuários por informações, mais especificamente quando são designados para o serviço de