Trabalho Artigo
As doenças relacionadas ao trabalho podem afetar o sistema músculo-esqueléticas, afetar o sistema nervoso, desenvolver câncer, surdez, problemas respiratórios e de pele e problemas mentais, mas vai depender sempre do tipo de trabalho que o indivíduo desenvolve.
Em alguns casos ó indivíduo fica impossibilitado de trabalhar necessitando de acompanhamento médico especializado. Em outros casos pode ser preciso tratamento fisioterapêutico mas sem a interrupção do trabalho.
A ginástica laboral realizada dentro das empresas é a melhor maneira de prevenção de doenças relacionadas ao trabalho.
Apesar de reconhecidamente evitáveis, as doenças relacionadas ao trabalho (DRT) são responsáveis por uma grande parcela da morbidade da população trabalhadora, podendo causar incapacidade e até mesmo a morte.8 No Brasil, o registro de DRT aumentou de 5.025 em 1988 para 30.334 em 2005 entre os trabalhadores do Regime Geral da Previdência Social,a e conseqüentemente, o pagamento de benefícios ocupacionais para compensação salarial. O contrário ocorreu em países desenvolvidos, onde houve uma tendência à diminuição na ocorrência destas doenças. Nos Estados Unidos, o Bureau of Labor Statistics de 2002b registrou 294.500 registros de DRT que declinou em 2005 para 242.500 notifi cações.c Em Ontário, Canadá, as taxas estimadas de DRT baseadas em pagamentos de benefícios declinaram em aproximadamente 50% na década passada.
Doenças do Trabalho
LER/DORT (Lesão por Esforços Repetitivos/ Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho)
Provocada por movimentos repetitivos ou por posturas inadequadas, chamadas de posturas anti-ergonômicas. Deve-se ter cuidado no diagnóstico, pois muitas pessoas confundem a LER