TRABALHO Artes
DE
ARTES
NOMES:
IGOR JUNIO Nº 15
GABRIRL MÁXIMO Nº 12
GABRIEL JOAQUIM Nº 11 BRUNO HENRIQUE Nº 07
WENDEL VELOSO Nº 32
"O Berço" (1872) é uma das obras primas da pintora impressionista francesa Berthe Morisot. Nela, uma jovem vigia devotadamente seu bebê que dorme no berço. A expressão de amor e ternura implícitos nessa pintura é conseguida não só pela cuidade disposição das figuras, mas também pela sutil harmonia de cores e pinceladas. O cuidado na representação dos tecidos, tal como o véu sobre o berço e a cortina de cetim atrás da mulher, combinados com uma luz homogênea e com a frontalidade da obra aumentam a intimidade desta cena.
Na obra O Berço Berthe retrata sua irmã, Edma, contemplando o sono de seu segundo filho. O uso de constrastes intensos permite que a artista capture a atenção maternal da irmã, cercada de suaves tons de creme, rosa e azul do berço do filho. O bebê repousava envolto em um dossel de musselina, o que desvia a atenção do observador para o olhar pensativo de sua mãe. As listras elegantes do vestido de Edma, por sua vez, ganham suavidade com a presença de rendas, que se associam a leveza do véu e das cortinas. A cena, que não retrata o orgulho patriarcal visto nas imagens tradicionais, tem comos ponto centrais a expressão e o rosto de Edma. A pintura representa, de fato, a íntima relação entre mãe e filho. A ausência de luxo revela o mundo burguês e os enfeites do berço mostram mais preocupação com os detalhes do que com a opulência, a Cena elegante e tranquila contrasta com a exuberância de outros temas impressionistas. 2 detalhes de O Berço se destacam:
1. Afeto materno:
A delicadeza do toque dos dedos de Edma na borda do vem representa o intenso afeto materno. 2. Expressão afetuosa:
O bebê pode ser visto através da musselina, porém, seu rosto não apresenta muitos traços. Isso enfatiza a expressão afetuosa de Edma.
Ficha Técnica - O Berço:
Autor: Berthe Morisot
Onde ver: Museu d'Orsay, Paris, França