TRABALHO ARTE
Antigamente o estudo da arte não era tão levado em consideração, pelo fato das pessoas não verem o quão importante é estudar a história da arte, conhecer um pouco mais da cultura que existe em diversas partes do mundo, fazer atividades, entre outras coisas.
Porém, atualmente a arte é tida como uma matéria obrigatória na educação básica. Segundo o artigo 2º da Lei 12.287, de 13 de julho de 2010, O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos. Mas nota-se que essa Lei é recente, provando o quão de lado a arte era deixada.
Estudar a arte faz com que o aluno desperte um interesse por algum tipo de arte, algo que muitas vezes ele não conheceria se não tivesse esta matéria. Além disso, o estudo da arte pode ajudar no desenvolvimento, fazendo com que tenhamos mais habilidade em desempenhar determinadas tarefas.
Além disso, a arte permite que a pessoa expresse os sentimentos, é uma maneira de liberdade de expressão, onde as pessoas se sentem melhores e mais felizes quando praticam algum tipo de arte. Por isso, é muito interessante que o interesse seja despertado desde quando o aluno é criança, pois isso beneficiará muito ele em todo o decorrer da vida.
ARTE NO PALEOLÍTICO
O Paleolítico, ou Idade da Pedra Lascada, conhecido também por Período da Selvageria, refere-se na pré-história mais ou menos ao período de 10 mil a.C, à época da primeira intervenção do homem no meio-ambiente com utensílios de pedra até o princípio do Neolítico. Os homens deste período eram basicamente caçadores e coletores, portanto tinham que se movimentar constantemente de um lugar para outro, ao sabor da busca de alimentos para a sobrevivência – assim, eram nômades, em plena era geológica da Idade do Gelo.
Pela primeira vez, ao que tudo indica, houve uma certa especialização profissional. Os artistas eram