Trabalho Arbitr Regras Comp Geral
EDUCAÇÃO FÍSICA TURMA: __A________________
DISCIPLINA: ATIVIDADES AQUÁTICAS – NATAÇÃO
PROFESSOR: CESAR R FEUSTEL
TRABALHO 4º Bim - VALOR : 2,0 ARBITRAGEM
Responda as questões abaixo , justificando com fundamentação nas regras oficiais da natação.
1-) Como é composto uma equipe de arbitragem da natação? (nº de oficiais, juízes para uma competição oficial). Árbitro Geral (1)
Supervisor da mesa de controle (1)
Juízes de nado (4)
Juízes de partida (2)
Chefe dos juízes de viradas (2, 1 em cada cabeceira da piscina)
Juízes de viradas (1 em cada raia nas duas cabeceiras da piscina)
Anotador chefe (1)
Banco de controle (2)
Corda falsa de partidas (1)
Locutor (1)
2-) Defina e diferencie os oficiais e suas funções: 2.1 – árbitro geral
SW 2.1.1 – O Árbitro Geral deve ter completo controle e autoridade sobre todos os juízes, aprovar as suas atribuições de funções e instruí-los acerca das Regras ou determinações. Fará respeitar todas as Regras e determinações da FINA e decidirá todas as questões relacionadas com a condução do evento, prova ou competição, cuja decisão final não esteja prevista nas Regras.
SW 2.1.2 – O Árbitro Geral pode intervir na competição, em qualquer momento, para fazer observar as Regras da FINA e aceitará todos os protestos referente a competição em curso.
SW 2.1.3 – Quando atuarem Juízes de Chegada e não houver três (3) cronômetros digitais, o Árbitro Geral estabelecerá a classificação sempre que necessário. Se houver Aparelhagem Automática e estiver funcionando, deverá ser consultada conforme a SW 13.
SW 2.1.4 – O Árbitro Geral assegurar-se-á de que todos os juízes estão nos respectivos lugares para a realização da competição. Pode nomear substitutos para os ausentes, incapacitados de atuar ou julgados incompetentes. Pode aumentar, se necessário, o número de juízes.
2.2 – juiz de partida
SW