trabalho aps 2014
Parâmetros Hidráulicos do Córrego Autores: Iaim Tiago Pereira
Lucas Rodolfo de Lima
Luis Gustavo Ferreira
Rodrigo Custódio
São José dos Campos – SP
2014
Parâmetros Hidráulicos do Córrego
Autores: Iaim Tiago Pereira
Lucas Rodolfo de Lima
Luis Gustavo Ferreira
Rodrigo Custódio
Atividade prática supervisionadas foi baseada em um projeto sobre medição de parâmetros hidráulicos de um córrego da região norte da cidade de São José dos Campos.
Orientador: Professor Monqueiro
São José dos Campos – SP
2014
Índice
Introdução
Este trabalho é baseado em um projeto, que foi retirado alguns dados de um córrego (córrego do sabão) na região norte, na cidade de São José dos Campos.
O projeto tem o objetivo da medição de parâmetros hidráulicos, alguns conceitos de vazão e área, conceitos de elementos característicos da seção transversal de um canal livre.
Condutos Livres
O escoamento em condutos livres é caracterizado por apresentar uma superfície livre na qual reina a pressão atmosférica.
Os problemas apresentados em escoamentos livres são mais complexos de serem resolvidos, uma vez que a superfície pode variar no espaço e no tempo e, como consequência a profundidade do escoamento, a vazão, a declividade do fundo são grandezas interdependentes,
Elementos que caracterizam os condutos livres
Vazão: Vazão ou caudal é o volume de determinado fluido que passa por uma determinada seção de um conduto livre ou forçado, por uma unidade de tempo. Ou seja, vazão é a rapidez com a qual um volume escoa. Vazão corresponde à taxa de escoamento, ou seja, quantidade de material transportado através de uma tubulação, por unidade de tempo. Ainda outra definição é a de um fluxo volumétrico.
Um conduto livre pode ser um canal, um rio ou uma tubulação. Um conduto forçado pode ser uma tubulação com pressão positiva ou negativa. Assim, pode-se escrever a vazão como: Q = v.a
Com a área a em m² e a velocidade de