Trabalho Antropologial
988 palavras
4 páginas
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTACURSO – PSICOLOGIA
Priscila Pereira Cavalcanti
ANÁLISE: ALCOOL E DROGAS
Campus – Sorocaba
2014/2
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO – PSICOLOGIA
Priscila Pereira Cavalcanti
ANÁLISE: ALCOOL E DROGAS
Trabalho apresentado como requisito parcial para avaliação bimestral da disciplina Antropologia, sob a orientação da prof.(a) Alexandra Rodrigues.
Campus – Sorocaba
2014/2
Sumário
Introdução 2
Alcoolismo 3
Drogas 4
Conclusão 6
Referencias Bibliográficas 7
Introdução
Este trabalho tem como objetivo apresentar através das teorias das três Escolas Antropológicas: Culturalismo (Franz Boas), Funcionalismo (Bronislaw Malinowski) e Interpretativa (Clifford Geertz), sobre álcool e drogas. Nos dias de hoje, temos alto consumo de álcool e drogas dentro da nossa sociedade e tentaremos abordar através das três teorias qual a visão dos autores sobre a drogadição.
A droga é algo que surgiu há mais de 5 mil anos mas nas últimas décadas vem se tornando um problema dramático, pois na busca por prazer instantâneo, as pessoas acabam sendo levadas a dor e sofrimento para elas e suas famílias.
Alcoolismo
Segundo a Wikipédia: “Todas as civilizações conhecem a produção de álcool. No Egito e na Babilônia foram encontrados relatos de sua utilização, datados de 6000 anos atrás. Foram os árabes que incluíram a destilação, aumentando assim a eficácia das bebidas, na Idade Média.”
"Parece improvável que a humanidade em geral seja algum dia capaz de dispensar os ‘paraísos artificiais’, isto é, a busca de auto transcendência através das drogas ou... umas férias químicas de si mesmo... A maioria dos homens e mulheres levam vidas tão dolorosas - ou tão monótonas, pobres e limitadas, que a tentação de transcender a si mesmo, ainda que por alguns momentos, é e sempre foi um dos principais apetites da alma."
(Aldous Huxley, escritor inglês)
Dez por cento da população brasileira