Trabalho Antropologia
PSICOLOGIA
PAULA ROBERTA CAVALCANTE – 1PSM2
ESCRITORES DA LIBERDADE E A ETNOGRAFIA
BELÉM – PARÁ
2014
PAULA ROBERTA CAVALCANTE
ESCRITORES DA LIBERDADE E A ETNOGRAFIA
Texto realizado para apresentar aspectos da etnocêntrica a partir do filme “Escritores da Liberdade”, visto em sala de aula. Trabalho de Fundamentos Sócioantropológicos da Psicologia, apresentado a Universidade da Amazônia, curso de Psicologia matutino. Professor Ms. Gilmar Matta da Silva.
BELÉM – PARÁ
2014
Desde os primeiros minutos de filme, nos é apresentado a forma de vida das pessoas naquela sociedade, com forte influencia etnocêntrica. O tema é abordado dentro da instituição de ensino onde aqueles jovens frequentam, além de visto na sociedade em que vivem, de maneira geral. Uma das personagens principais, Eva, narra em seu diário como sua vida prosseguiu desde criança, com seu pai sendo preso inocentemente e sua iniciação na “gangue”, a qual ela refere-se como “família”, e explica o quão comum eram os conflitos entre gangues diferentes, por conta de raça, cor, dizendo: “Lutamos uns com os outros por território, nos matamos por causa da raça, orgulho e respeito. Nós lutamos pelo que é nosso!”
Outro grande aspecto caracterizando uma forma de repulsa e preconceito vem diretamente da diretora do Wilson High School, ao falar que os alunos da nova professora encarregada, sendo estes da integração voluntaria, não eram capazes o suficiente de acompanhar seu método de aula e alguns livros didáticos. Além da separação que fazem, colocando as melhores estruturas de sala de aula e professores mais experientes nas turmas mais avançadas, onde a única negra integrante é a melhor aluna do colégio.
No decorrer do filme, encontramos diversos aspectos de preconceito, não somente da sociedade com os “jovens marginais” que denominaram, mas também destes jovens com os demais à sua volta. A falta de respeito com