trabalho alienado
Inicialmente Freud tem na sua principal forma de trabalho a hipnose para a eliminação de vários sintomas de distúrbios nervosos e para descobrir a historia da origem dos sintomas. Depois passou a utilizar o método cártatico que possibilitava a liberação de emoções ligadas a vivencias desagradáveis que não puderam ser expostas na ocasião do evento traumático, levando assim a eliminação dos sintomas. E assim foi modificando a concepção criada por Breuer, abandonando a hipnose e optando por uma prática de tratamento baseada na conversação normal, desenvolvendo a técnica da “concentração”.
Freud se questionava sobre o porquê as pessoas esqueciam determinados recortes de sua vida. E concluiu que esses recortes esquecidos se constituíam de algo penoso para a pessoa, penoso não só no sentindo de ruim, mas também no sentido de algo bom que foi perdido ou muito desejado. Denominou como resistência aquilo que o individuo não revelava e como repressão aquilo que tenta mascarar o não revelado.
O inconsciente são conteúdos que não estão presentes no campo atual consciência que é regido por leis próprias e é atemporal, não existindo assim passado e presente; o pré- consciente é aquilo que não necessariamente esta na consciência, mas pode vir a estar; o consciente ele capta as informações que vem do exterior e do interior, destaca-se nele a percepção e o raciocínio.
A maioria dos pensamentos e desejos reprimidos são causados por