Trabalho acadêmico
INTRODUÇÃO
No mundo globalizado exige que os indivíduos e as organizações estejam capacitados a entender os acontecimentos presentes em seu cotidiano. A Economia está nos mais diversos lugares e espaços, sendo uma ciência social sempre envolve conhecimento e a capacidade de compreendê-la e retirar informações importantes para tomar decisões seja no ambiente de trabalho ou em uma simples ida ao supermercado.
Para saber mais a respeito dessa área de conhecimento veremos um pouco de Inflação, taxa de juros e taxa de câmbio, Estatística e a ética nas organizações. Por meio de uma linguagem acessível procuro mesclar teoria simplificada noticias e acontecimentos que estão presentes no nosso dia-a-dia.
E como não deve haver limites para o aprendizado, o objetivo é despertar para novos conhecimentos, saber interpretar informações econômicas, estatísticas que nos ajudarão nas escolhas, nas decisões e na conquista do saber sempre mais.
DESENVOLVIMENTo
A Microeconomia é um ramo da Economia que estuda o comportamento dos agentes econômicos (consumidores, empresários, trabalhadores e governo) e se preocupa em desvendar como tais agentes tomam suas decisões e quais as repercussões dessas decisões entre eles e no restante da sociedade. A Microeconomia, por exemplo, esclarece como os consumidores fazem suas escolhas de compra, ou como as empresas decidem produzir, e de que forma as decisões influenciam na formação dos preços no mercado. A Macroeconomia estuda os chamados agregados da economia. Tais variáveis, objeto das principais questões relacionadas a esse campo da Ciência Econômica, são freqüentemente encontrados na mídia, seja em jornais, revistas e telejornais, através das matérias realizadas por jornalistas e comentaristas econômicos. As análises e notícias que aparecem na mídia, pela sua