trabalho acadêmico
Imagine-se na seguinte situação em sua sala de aula: Um aluno do 5º ano do Ensino Fundamental faz a seguinte pergunta:
-Professor (a), tudo que está escrito no meu livro de História é a verdade?
Responda a pergunta feita por seu aluno apresentando um argumento e um exemplo que embase sua resposta. Tenha a preocupação em usar uma linguagem compatível com a série em questão. (2,0 pontos)
RESPOSTA: Não, pois cada autor coloca nos livros o que eles entenderam a partir do que pesquisaram, com isso, cada pessoa vai entender de uma forma os acontecimentos das diferentes épocas. Se pegarmos uma foto de família, um aniversário, por exemplo, e perguntarmos a outra pessoa da nossa família como foi àquela festa cada um vai dizer uma coisa, podendo até ter explicações parecidas, mas diferentes em alguns aspectos. Assim é a História cada pessoa, leitor, autor tem uma visão sobre ela.
Questão 2
Sobre a construção da noção de tempo em alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental, cumpra o solicitado nos itens a seguir a partir das aulas 4 a 7 de História na Educação 1:
2.1 - Sintetize o que Piaget, Braudel, Le Goff e Milton Santos nos falam sobre o tempo. (1,5 pontos)
RESPOSTA: Cada um fala de uma maneira diferente do tempo, mas é importante sabermos tais conceitos para melhorar a forma de trabalhar conceitos históricos com crianças.
Braudel fala das dimensões temporais da curta duração do tempo que são os fatos do cotidiano na nossa vida e tudo que não dura muito, logo passa; fala do tempo médio que são os acontecimentos em décadas e não passa de meio século e também o tempo longo que é o que duram séculos e que não percebemos. Para Le Goff a organização do tempo e a criação do calendário partiram da necessidade de organizar cronologicamente o tempo, já que ele tão importante para as diferentes culturas e a própria ciência. Milton Santos estuda o tempo presente e diz que ele é reflexo da globalização e que existem tempos homogênico e não