trabalho academico
Universidades, como todas as organizações, são projetados para atender as necessidades dos clientes. O cliente da universidade brasileira é a sociedade que goza de suas práticas de ensino e os resultados de suas pesquisas. No entanto, à medida que expandimos as novas tecnologias, as universidades vivem em uma situação paradoxal, uma vez que a pesquisa e descobertas feitas nas universidades resistências estão a ser postas em prática.
O sucesso ou fracasso da implementação da Gestão de Sistemas de Informação-SIG, estão diretamente ligadas ao estudo do contexto organizacional em que eles são usados e consequente criação de um ambiente propício, capaz de assegurar o desenvolvimento, implantação, aceitação e utilização de um novo sistema. Tudo isso vale para as pessoas envolvidas no processo de organização e da estratégia a ser utilizada para garantir o sucesso. Assim, o desenvolvimento e implementação de SIG, não são meras ações de instalação e treinamento de usuários.
2 DESENVOLVIMENTO
A implantação de um sistema de informação deve ser vista como processo de mudança organizacional, pois tem o potencial de interferir em vários aspectos da organização, os processos de informatização estão relacionados ao seu próprio processo na implantação, que envolve os aspectos tecnológicos e a participação dos usuários, na preocupação para a melhoria dos processos e a facilidade em seu acesso. A implantação de um sistema de informação tem como papel a informação na qual desempenha na organização, com foco nas praticas do trabalho, e as tendências dos staffs técnicos em supervalorização das tecnologias.
Os processos de escolha de um sistema de informatização não é simplesmente buscar soluções prontas para o seu ambiente mais em primeiro lugar identificar a sua necessidade e com isso analisar os objetivos a alcançar, fazer um estudo do mercado para a escolha do produto que melhor atende suas necessidades. O principal objetivo na implantação visa