trabalho academico
Diante de um cenário econômico tão competitivo é de suma importância que os tomadores de decisões compreendam o lado positivo e negativo das decisões racionais e política, para que se possam obter resultados positivos em suas ações.
1.1 AS ORGANIZAÇÕES E AS DECISÕES
As decisões a serem tomadas pelos membros das organizações devem ser baseadas nos objetivos e metas organizacionais, porém alguns desses indivíduos deixam com que suas necessidades e interesses pessoais interfiram nas decisões, causando assim conflitos, discussões e tornando o ambiente empresarial um confronto de ideias. Porém quando a decisão é tomada por um único individuo, sendo o resultado positivo toda a equipe ganha a fama pelo bom desempenho, sendo o resultado negativo, apenas o decisor leva a fama pelo fracasso da decisão.
É importante que os indivíduos envolvidos no processo decisório entrem num consenso de suas ideias para que os interesses organizacionais estejam acima de suas divergências. Cada vez, mas as organizações buscam profissionais que saiba conciliar os seus interesses com da organização, pois decisões individuais podem colocar a organização em risco.
A falta de entrosamento, informação, visão e de tempo entre a organização e seus membros podem fazer com que no final decisório prevaleçam as preferências e interesses pessoais.
1.2 OS ELEMENTOS DE UMA DECISÃO POLÍTICA
Os principais elementos que integram uma tomada de decisão são o problema, os objetivos, as alternativas, as análises, e a decisão. A parti da definição do real problema pelos gestores e a maneira pela qual eles irão transmitir essa informação para os outros membros da organização é que revela qual grau de controle das informações que os gestores irão impor sobre os outros membros, alguns dos objetivos possivelmente ficarão mantidos em segredos conforme a evolução da situação política os objetivos poderão ser alterados, em relação às alternativas aquelas menos prováveis de