Trabalho Academico De Biologia 1
Manaus - AM
2014
Com base nas leituras propostas, responda às questões a seguir:
1) Caracterize a respiração em anfíbios.
Os anfíbios caracterizam-se por possuir um tegumento úmido e permeável muito bem adaptado para troca gasosa, especialmente para a liberação de dióxido de carbono, isto é a respiração cutânea. Eles apresentam respiração branquial (embriões/larvas) e/ou pulmonar (adultos).
Alguns anfíbios apresentam o desenvolvimento de uma rede vascular na vesícula de ar, para formar um pulmão, possuindo um equivalente (homólogo) a bexiga natatória dos peixes. Na fase adulta o aparelho respiratório inicia-se pelas narinas que são externas, e elas se comunicam pela cavidade nasal, para depois comunicar-se com a faringe, laringe, finalizando nos pulmões. Quando o ar penetra pelas narinas acumula-se primeiramente na cavidade bucal para depois ser deglutido aos pulmões.
É importante salientar que em alguns anfíbios coexistem as brânquias e pulmões, visto que os pulmões não conseguem suprir toda a demanda gasosa.
2) Diferencie a circulação em anfíbios.
Nos anfíbios a circulação é fechada, sendo dupla e incompleta. Consiste num circuito que é corpóreo e outro pulmonar. A circulação cardíaca caracteriza-se por possuir dois átrios e um ventrículo, ou seja, três câmaras, onde é realizada a mistura do sangue venoso e arterial.
No coração, em quando o sangue venoso rico em gás carbônico vem do corpo e entra pelo átrio direito, o sangue arterial o faz pelo esquerdo, nesse momento o ventrículo se contrai. Os sangues venoso e arterial ao entrarem no ventrículo, misturam-se (parcialmente), dali é bombeado em dois ramos, um para o tronco arterial que é formado por um conjunto de vasos permitindo a distribuição para a cabeça e tronco e outro para os pulmões. O sangue após passar pelos tecidos retorna pela veia ao coração, completando a circulação.
Circulação dos anfíbios