TRABALHO 7 SEMESTRE
O planejamento é considerado como a principal função dentro da administração na qual determinam os objetivos, fazem-se as previsões, realizam-se as tomadas de decisões e apontam as estratégias.
A controladoria é apresentada sobre dois pontos de vista distintos: um como órgão administrativo e o outro como área do conhecimento humano. Para Mosimann et al. [1993, p. 85]: A controladoria consiste em um corpo de doutrinas e conhecimentos relativos à gestão econômica. Pode ser visualizado por dois enfoques: a) como um órgão administrativo com uma missão, funções e princípios norteadores definidos no modelo de gestão do sistema empresa e; b) como uma área de conhecimento humano com fundamentos, conceitos e princípios e métodos oriundos de outras ciências.
Deste modo cabe a controladoria assessorar os gestores no processo de planejamento, execução e controle, buscando a melhor alternativa que dentre elas deve ser a mais viável economicamente. No planejamento ela possui o papel de coordenar e compartilhar da opção da melhor alternativa no planejamento global; na execução compete a controladoria fornecer o apoio por meio de informações eficazes e no controle avaliar se as metas estão sendo atingidas, conforme o planejado, em cada uma das áreas.
As empresas dispõem de diversos sistemas de informação, os quais são trabalhados pela controladoria através da elaboração, implantação, organização, interpretação e aprimoramento. Na função da contabilidade, a controladoria poderá instituir em todos os níveis da empresa a utilização de sistemas de custos, além de manter um sistema contábil sempre atualizado e eficaz na elaboração das demonstrações financeiras. Ela também é utilizada na 26 elaboração e verificação do planejamento tributário, acessorando-o na utilização de métodos eficientes a empresa.
2.4 Planejamento Tributário A prática do planejamento tributário no Brasil, segundo Franco [2004], ainda é considerada nova e pouco disseminada, se