TRABALHO 6
1 INTRODUÇÃO 03
2 DESENVOLVIMENTO 04
3 CONCLUSÃO 07
REFERÊNCIAS 08
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho traz algumas reflexões sobre os conteúdos trabalhados durante o semestre e nos faz refletir sobre o espaço educativo da educação infantil voltada para avaliação nas disciplinas nos anos iniciais do ensino fundamental. O trabalho objetiva o estudo sobre a importância da avaliação da criança e de como está presente em diversas etapas da vida do aluno e como futuros pedagogos abordaremos a sua relação com o ambiente escolar.
A relevância deste trabalho se dá na busca de conhecer fatores importantes para o desenvolvimento da criança no contexto escolar, discutindo a importância da avaliação para o processo construtivo do aluno.
2 DESENVOLVIMENTO
Durante os estudos realizados, compreendemos que avaliar em nada tem em comum com o processo classificatório tão vigente no espaço escolar. Desde o inicio da alfabetização até os dias atuais, muitos professores têm adotado a avaliação como forma de examinar, selecionar e excluir.
No trecho extraído da obra de Tyler (1983, p. 98), o autor ressalta: Deve ficar claro que a avaliação torna-se um processo cuja finalidade é verificar até que ponto as experiências da aprendizagem, tais como foram desenvolvidas e organizadas, estão realmente produzindo os resultados desejados [...].
A educação brasileira enfrenta um grande desafio dentro da educação que e promover a aprendizagem para todos os alunos e lhes assegurar um caminho de sucesso. Esta trajetória só entrará em vigor se o aspecto pedagógico tido como principal passar a fazer parte de uma docência que priorize formas de pensar, sentir e expressar para garantir a permanência dos alunos na sala de aula. Nessa perspectiva torna-se prioridade a constituição de um conceito de avaliação escolar que busque as necessidades de escolarização das classes mais carentes, porque