TRABALHO 5 FILOSOFOS
Houve um período na Idade Média em que quase todas as suas obras eram desconhecidas, mas, antes disso e depois da redescoberta de seus textos (Petrarca no século XIV tinha um manuscrito de Platão), ele foi lido e tomado como ponto de referência.
Tradição e autenticidade
1. Eutífron
2. Apologia
3. Críton
4. Fédon
1. Crátilo
2. Teeteto
3. Sofista
4. Político
1. Parmênides
2. Filebo
3. O Banquete
4. Fedro
1. Alcibíades I
2. Alcibíades II
3. Hiparco
4. Amantes Rivais
1. Teages
2. Cármides
3. Laques
4. Lísis
1. Eutidemo
2. Protágoras
3. Górgias
4. Mênon
1. Hípias menor
2. Hípias maior
3. Íon
4. Menexêno
1. Clitofon
2. A República
3. Timeu
4. Crítias
1. Minos
2. Leis
3. Epínomis
4. Epístolas
Todas as obras de Platão que eram conhecidos na antiguidade foram preservadas, com exceção da palestra sobre o bem, a partir do qual houve um pós-escrito de Aristóteles, se encontra perdida. Há também obras que foram distribuídas sob o nome de Platão, mas possivelmente ou definitivamente não são genuínas, elas também pertencem ao Corpus Platonicum (o conjunto das obras tradicionalmente atribuída a Platão), apesar de sua falsidade ser reconhecida mesmo nos tempos antigos. Um total de 47 obras são reconhecidas por terem sido escritas por Platão ou para o qual ele tomado como o autor.
Filosofia
Para Reale, os três grandes pontos focais da filosofia de Platão são a Teoria das Idéias, dos Princípios e do Demiurgo. A obra Fédon engloba todo o quadro da metafísica platônica e enfatiza essas três teorias, mas Platão advertiu os leitores de sua obra sobre a dificuldade existente em compreê-las
Teoria das Ideias
A Teoria das Ideias ou Teoria das Formas afirma que formas (ou ideias) abstratas não-materiais (mas substanciais e imutáveis) é que possuem o tipo mais alto e mais fundamental da realidade e não o mundo material mutável conhecido por nós através da sensação.
Epistemologia
Muitos têm interpretado que Platão afirma — e mesmo foi o primeiro a escrever — que conhecimento é crença