SINCRONIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS PROBLEMA DOS FILÓSOFOS
Sistemas de Informação
SINCRONIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS
PROBLEMA DOS FILÓSOFOS
ITABUNA
2011
SINCRONIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS
PROBLEMA DOS FILÓSOFOS
Pesquisa apresentada para obtenção de nota na disciplina de Arquitetura de Sistemas Operacionais, requisitada pelo professor Rodrigo Mendonça.
ITABUNA
2011
INTRODUÇÃO
O presente trabalho foi elaborado com objetivo de mostrar como funciona a concorrência de programas para a utilização de um mesmo recurso.
A concorrência de programas no processador, se não houver nenhum controle, pode acarretar em alguns problemas, como por exemplo, dois funcionários (A e B) de um banco fazendo alterações na conta de um mesmo cliente, se não houver nenhum bloqueio e os dois alterarem ao mesmo tempo a conta, A lê o saldo de 1000 ele sai do processador e B lê também o saldo de 1000, B credita 300 no saldo que ele leu e salva, B sai do processador e entra novamente A, A debita 200 do saldo que ele leu inicialmente e salva o saldo, o saldo atual da conta do cliente é de 800. Como não houve nenhum tipo de bloqueio, os dois funcionários puderam alterar os valores ao mesmo tempo, acarretando em um problema, pois estes dois estavam acessando a uma mesma área de risco, o saldo que deveria ser de 1100, passa a ser 800 por conta de um erro.
Este problema pode ser resolvido por meio de hardware ou por meio de software, aqui iremos falar da solução via software, fazendo a abordagem pelo Problema dos Filósofos.
De acordo com RODRIGO o Problema dos Filósofos ou Problema do Jantar dos Filósofos, é um problema que foi proposto por Dijkstra em 1965, ele ilustra o que ocorre em sistemas computacionais multiprocessados onde os recursos são limitados e eles dependem de um SO ou um algoritmo mestre para que evite conflitos quando estes sistemas computacionais precisam utilizar estes mesmos recursos.
De acordo com Prof. Alan M