TRABALHO 2 SEMESTRE INDIVIDUAL
ANA PAULA SANTANA SOUZA
CRIANÇAS ABANDONADAS E POLITICAS SOCIAIS
Eunápolis - Ba
2012/2
ANA PAULA SANTANA SOUZA
CRIANÇAS ABANDONADAS E POLITICAS SOCIAIS
Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Psicologia Social; Sociologia; Filosofia; Fundamentos Historicos, Teoricos e Metodologicos do Serviço Social III.
Prof. Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goes Barbosa, Adarly Rosana, Márcia Bastos.
Eunápolis - Ba
2012/2
SÚMARIO
1. INTRODUÇÃO 04
2 DESENVOLVIMENTO 05
3. CONCLUSÃO 10
REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS 11
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho vem com o objetivo de abordar os elementos sociais e politicos responsaveis pelo abandono de crianças no brasil. Para embasar o trabalho analisamos um video, retratando casos de crianças abandonadas no Brasil, e através desse e de outras ferramentas do conhecimento incluindo os modulos das disciplinas do 2º semestre, iremos refletir a atual realidade dessas crianças abandonadas no Brasil. Infelizmente a realidade de crianças e adolescentes no Brasil é cruel, sabemos que a diversidade dos sujeitos que, em tese, são (ou deveriam ser) tutelados pelos direitos humanos reflete, neste elenco de direitos, a pluralidade dos seres humanos, fazendo-o também ser plural.
O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, foi a lei complementar que veio para definir os direitos da criança e do adolescente, prever métodos e instrumentos de exeqüibilidade aos novos princípios constitucionais de gestão e para garantia das efetivações dos novos conteúdos.
A lei por si só, não modifica a realidade. Ela se constitui em referência normativa, a qual, governantes e sociedade civil irão construir o novo Estado de Direito para nossas crianças