trabalhhando
317 palavras
2 páginas
1- A origem da Biologia e as suas bases de pensamento cientifico O estudo da vida, em seus mais diversos aspectos e manifestações, constitui o ramo das ciências naturais denominados Biologia. Do grego “bios”, vida e “logos”, estudo.
Embora o interesse das pessoas pelosseres vivos seja muito antigo, a Biologia só se estabeleceu como ramo independente da ciência no final do século XVIII. Os cientistas do século XVIII ainda não tinham uma visão unificada dos seres vivos e dos processos biológicos e classificavam a natureza em três grandes reinos:Mineral, Animal e Vegetal
Ao longo do século XVIII, o grande avanço do conhecimento sobre a natureza mostrou que animais e vegetais compartilham características comuns que os distinguem completamente do reino mineral. Nascem, crescem, se reproduzem e morrem. Esses avanços permitiu adivisão da natureza em dois grupos: Minerais – seres inorgânicos Animais e vegetais – seres orgânicos. Assim surge a Biologia como Ciência.
Uma forma de estudar a natureza. Há cerca de 2500 anos, sábios gregos começaram a separar o estudo da natureza das questões religiosas, passofundamental para o desenvolvimento da ciência. Surge assim o pensamento cientifico que tenta provar os fenômenos da natureza com bases em fatos e processos esse pensamento ficou conhecido como racionalismo Segundo os naturalistas – O universo deve ser compreendido pela observação e pelarazão e não por métodos místicos ( Religiosos)
2- Procedimentos em ciência
A procedência cientifica com ceticismo é o tipo que indaga, discorda, desacretida até a obtenção de evidências suficientes para corroborar hipoteses e teorias.
A procedência dogmática, portanto nãocientifica, é a que aplica conceitos com base em crenças de dogmas geralmente religiosos e supersticiosos.
3- Caracteristicas dos seres vivos
Composição química, Está representada por:
Substâncias inorgânicas: água e sais minerais.