Trabalha estaca helice continua
ESTACA HÉLICE CONTINUA
COMPONENTES:
• • • • • CESAR NICACIO SILVEIRA ANDRE RESENDE SANTIAGO CARLOS LUIZ PEDROSA LEANDRO CERQUEIRA MARCIO JOSÉ
PROFESSORA: Élida Jussara da Costa TURMA: ENGENHARIA CIVIL
O QUE É ESTACA HELICE CONTINUA?
É UMA ESTACA DE CONCRETO MOLDADA “IN LOCO”, EXECUTADA POR MEIO DE TRADO CONTINUO E INJEÇÃO DE CONCRETO ATRAVÉS DA HASTE CENTRAL DO TRADO SIMULTANEAMENTE A SUA RETIRADA DO TERRENO.
BREVE HISTORICO DA ESTACA HELICE CONTINUA NO BRASIL:
No Brasil, as estacas hélice contínua foram introduzidas por volta de 1987. Só a partir de 1993, houve um grande progresso e desenvolvimento do uso destas estacas no Brasil. Isto começou com a importação de equipamentos específicos para executar estacas hélice contínua. A partir de então, com equipamentos importados com maior força de arranque e com torques de até 85 KN.m, possibilitou-se a execução de estacas de até 800 mm de diâmetro e comprimento máximo de 24metros. Hoje em dia, é possível executar estacas com 1.200 mm de diâmetro e 32 metros de comprimento. E com a evolução crescente dos equipamentos, a gama de opções de diâmetros e profundidades tende a aumentar.
METODOLOGIA EXECUTIVA:
• PERFURAÇÃO: CONSISTE EM FAZER A HÉLICE PENETRAR NO TERRENO POR MEIO DE TORQUE APROPRIADO PARA VENCER SUA RESISTÊNCIA. SUA METODOLOGIA PERMITE A SUA EXECUÇÃO EM TERRENOS COESIVOS E ARENOSOS NA PRESENÇA OU NÃO DO LENÇOL FREÁTICO E ATRAVESSA CAMADAS DE SOLOS RESISTENTES COM INDICES DE STPs ACIMA DE 50 DEPENDENDO DO TIPO DE EQUIPAMENTO UTILIZADO.
• CONCRETAGEM: ALCANÇADA A PROFUNDIDADE NECESSARIA O CONCRETO É BOMBEADO ATRAVES DO TUBO CENTRAL, PREENCHENDO SIMULTANEAMENTE A CAVIDADE DEIXADA PELA HELICE. CONCRETO NORMALMENTE ULTILIZADO É DE 18Mpa. O PREENCHIMENTO DA ESTACA COM CONCRETO É NORMALMENTE EXECUTADO ATE A SUPERFICIE DE TRABALHO SENDO POSSIVEL O SEU ARRASTAMENTO ABAIXO DA SUPERFICIE DO TERRENO GUARDADAS AS PREOCAÇOES QUANTO A ESTABILIDADE DO FURO DO TRECHO