trabajo de comunicacion
A Comunicação Empresarial, hoje, é vista como uma necessidade nas organizações, assumindo um papel de extrema importância dentro das empresas. Trata-se uma ferramenta estratégica, sendo responsável por criar a cultura e fortalecer a identidade da empresa, por isso, o administrador moderno deve focar sua organização na direção das pessoas e dos clientes e incrementar as comunicações com eles.
A empresa é formada por pessoas e ela existe porque a comunicação está presente. O homem produz porque se comunica, porque recebe informações a respeito do seu trabalho e entende exatamente o que deve ser feito.
O tema estudado é: Comunicação Empresarial, uma ferramenta estratégica. O trabalho discorre em cinco capítulos. O primeiro apresenta a introdução, abordando o problema levantado, os objetivos, hipóteses e justificativa.
O segundo capítulo aborda a fundamentação teórica, contemplando breves conceitos, definições, componentes e ruídos da comunicação nas organizações, ressaltando também sua importância. As teorias de Chiavenato (2000), Kotler (1998) e Drucker (1975) foram imprescindíveis para a construção deste capítulo.
A visão histórica e os conceitos da Comunicação Empresarial no Brasil e no mundo serão apresentadas no terceiro capítulo. Rego (1987) relata que as grandes mudanças sociais aconteceram durante a Revolução Industrial marcando o aparecimento das atividades de Comunicação Industrial. Os estudos de Amaral (1999), nos dão a visão histórica dos acontecimentos. Cahen (2005) e Argenti (2006) nos dão conceitos valiosos sobre o tema estudado.
No quarto capítulo, o foco principal do estudo: a Comunicação Empresarial como estratégia de gestão. Neste capítulo foram abordadas as definições para uma estratégia organizacional eficiente, identidade, imagem, reputação, os objetivos permanentes da Comunicação Empresarial, seguindo os estudos de Argenti (2006) e Cahen (2005) e os modelos de comunicação adotados nas empresas citados por Bahia