trabaho
O emissário especial das Nações Unidas e da Liga Árabe para a Síria, Lakhdar Brahimi, disse que "infelizmente" os diplomatas russos e americanos reunidos em Genebra não conseguiram chegar a um acordo sobre uma data para a Conferência de paz Genebra-2.
Ele disse ter "esperanças" que uma data seja fixada "antes do final do ano" e anunciou que uma nova reunião foi agendada para 25 de novembro.
"Um trabalho intensivo foi feito e nós esperamos que a Conferência aconteça até o final do ano", declarou em uma coletiva de imprensa.
Brahimi conversou com a subsecretária de Estado dos EUA Wendy Sherman, o embaixador norte-americano na Síriax, Robert Ford, e os vice-ministros russos de Relações Exteriores, Mikhail Bogdanov e Gennady Gatilov, nas Nações Unidas, em Genebra nesta terça-feira
Depois do diálogo a portas fechadas, eles se reuniram com representantes dos outros três membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU --França, Grã-Bretanha e China-- e também com o Iraque, Jordânia, Líbano, Turquia (países vizinhos da Síria) e a Liga Árabe.
A Rússia disse que o Irã tem de ser convidado para essas conversações, depois que o principal líder da oposição política síria afirmou que sua coalizão não participaria se o governo iraniano estiver representado.
O chanceler russo, Sergei Lavrov , também rejeitou a exigência do líder da oposicionista Coalizão Nacional Síria, Ahmad Jarba, de um cronograma para Assad deixar o poder. Lavrov descartou a possibilidade de tal tipo de precondição para "Genebra 2".
Jornal= globo
Comentário= Todos eles querem a paz mais colocam tanta burocracia que não conseguem chegar em um acordo.