Trabaalho
Projeto Informando para Prevenir
Alika Renata Ratuchene
Cleonice Fátima de Almeida
Leia Goulart José Messias
Vanessa Letícia Costa
RESUMO
PALAVRAS CHAVES: Prevenção, Deficiência, Assistência Social
1. INTRODUÇÃO O presente documento decorreu do Trabalho de Conclusão de Curso em Serviço Social, em torno da temática da Prevenção das Deficiências, fruto da experiência do Estágio Curricular realizado na Escola de Educação Especial Arco-Íris (APAE de Castro).
A motivação para realização deste Trabalho emergiu da identificação da problemática da falta de informações apresentadas pelos próprios familiares dos alunos em relação ao assunto. Portanto entendeu-se desta forma que, se as próprias famílias desconheciam as possíveis causas geradoras das deficiências quanto mais às famílias que não fazem parte desta realidade. Esta alienação implica na elevação dos índices de pessoas com deficiência no Município. Desse modo, fez-se necessário a intervenção na questão por parte dos envolvidos e responsáveis (Serviço Social da APAE, acadêmicos do Curso de Serviço Social da Anhanguera Educacional, usuários da Instituição e seus familiares), para que conjuntamente buscassem alternativas para o enfrentamento do problema. Neste sentido, constitui-se o objetivo deste trabalho, apresentar idéias, métodos, técnicas e resultados que foram obtidos durante o processo de aprendizado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Não podemos deixar de pensar em prevenção das deficiências sem nos reportarmos diretamente na questão da vida em sociedade e na questão ética.
Deficiência segundo o Dicionário Aurélio representa qualquer perda ou alteração de estrutura ou função psicológica, fisiológica ou anatômica, do individuo. E incapacidade é qualquer restrição ou falta (resultante de uma deficiência) da capacidade para realizar uma atividade, dentro dos moldes e limites considerados normas para um ser humano. (Referencia ver quarta)
Prevenção e tratamentos