Trabaalho
Parabéns! Seu filho nasceu forte e saudável, embora ainda seja indefeso e frágil. O desenvolvimento da criança, que começou dentro do útero materno, vai agora se completar fora dele.
Lembre-se: um bom desenvolvimento depende, fundamentalmente, de alimentação. Além, é claro, de todos os outros cuidados, como higiene e educação.
Qual o melhor alimento para o bebê?
A
resposta é simples. O melhor para o bebê é o leite materno, um
alimento completo. E se não bastasse isso, sendo o mais natural dos alimentos, o leite materno é também o mais higiênico, pois já vem limpo e na temperatura certa. Passa do peito da mãe prontinho para a boca do bebê.
O que fazer se o leite for fraco ou aguado?
Não é preciso ter a menor preocupação quanto a isso. Essa história de que existem leites fracos ou aguado não passa disso – história.
Como é o leite nas primeiras mamadas?
O leite materno, que começa a ser formado durante a gravidez, chama-se colostro. É um líquido transparente, de cor amarelada. Após o parto, durante 3 ou 4 dias, a mulher continua produzindo o colostro, que é um leite muito nutritivo e capaz de proteger o recém-nascido de várias doenças.
Quantas vezes o bebê deve mamar por dia?
Preste muita atenção. Não existe horário para amamentar, ou tempo certo de amamentação. A criança não tem um reloginho na barriga e deve mamar sempre que chorar. Mais: o bebê deve mamar pelo tempo que quiser.
Existe modo especial para se dar de mamar?
Veja bem. Antes de dar o seio a seu filho, lave bem as mãos com água e sabão. Escolha um local tranqüilo, onde haja pouca luz e pouco barulho. Em cada mamada, a mãe deve oferecer os dois seios, começando pelo que foi dado em último lugar na mamada anterior.
Não se esqueça: no ato da amamentação, o contato físico da criança com o corpo da mãe é uma forma de “conversa” que permite a troca de amor e afeto entre a mãe e o filho.
E a água e os chás? Não é preciso preocupar-se com isso até