traba
Esta visualização é feita com aparelho de RX, e permite localizar trombos (coágulos de sangue) nas veias ou artérias.
Conforme indicação do médico, é administrado ao doente um sedativo ou analgésico antes do exame.
Após o exame, no local onde se colocou a agulha para administrar o contraste é feito compressão de pelo menos 5 minutos e colocado um penso normal.
NOTA:
- Deve avisar o médico caso esteja grávida, se tem problemas na coagulação do sangue ou se é alérgico a algum dos constituintes do produto de contraste, nomeadamente o iodo.
- É normal o contraste produzir uma sensação de ardência interna.
Exame radiológico contrastado de veias.
Têm indicação precisa, não devendo ser usada indiscriminadamente na rotina.
Está indicada nas obstruções extrínsecas e intrínsecas da Veia. Assim, na Trombose venosa profunda, é útil para o prognóstico, para se Poder localizar o Trombo e saber sua extensão. Conhecendo-se o número habitual de válvulas no local, pode-se avaliar o que irá acontecer.
Acidentes e Complicações: a Flebografia é exame benigno e não apresenta, habitualmente, problemas em sua execução. É fundamental, entretanto, que o Teste à Substância a ser injetada seja feito previamente, pois a Alergia ao Iodo pode trazer aborrecimentos pela Dose maciça que é utilizada. O Teste cutâneo e pela injeção intradérmica de meio mililitro do contraste na Face Ventral do Antebraço e a espera de 30 minutos para ver o grau de reação são suficientes para prevenir qualquer problema alérgico. A contraprova, pingando uma Gota do contraste na conjuntiva, de um lado, e o exame alguns minutos depois oferecem tranqüilidade desde que não tenha havido grande reação infiamatória conjuntival. Com essas precauções, afasta-se