TRAB150

959 palavras 4 páginas
I - Introdução
Localização:
O estado de Minas Gerais está localizado ao noroeste da região sudeste. Trata-se de um estado continental, faz fronteiras com os estados da Bahia e de Goiás ao norte, de Goiás e Mato Grosso do Sul a oeste, de São Paulo e Rio de Janeiro ao sul e do Espírito Santo e Bahia a leste.
Extensão territorial:
Com área de 582.586 km2 (6,89% do território nacional), Minas Gerais é o quinto estado do país em área.
População:
Em 1998 contava com uma população de 17.100.341 habitantes, uma densidade demográfica da ordem de 29,06 habitantes por km2, constituindo como o segundo estado mais populoso do país, perdendo apenas por São Paulo.
Capital:
A capital do Estado de Minas Gerais é Belo Horizonte que possui uma população de 2.124.146 habitantes (1998). A cidade foi fundada em 1895 e substituiu Ouro Preto como capital do estado em 1897. Belo Horizonte foi especialmente projetada para servir como capital de Minas Gerais em um local definido por sua melhor situação geopolítica.
A área metropolitana de Belo Horizonte caracteriza-se pelo desenvolvimento industrial e o crescimento da atividade terciária. O parque industrial da Grande Belo Horizonte reflete em sua composição os novos ramos que se incorporaram ao processo industrial brasileiro.
Bandeira:
A bandeira de Minas Gerais atual foi inspirada na bandeira da Inconfidência Mineira. O significado da inscrição latina:
“LIBERTAS QUAE SERA TAMEN” é
“ Liberdade, ainda que tardia”.
II - HISTÓRIA
O processo de ocupação do território mineiro iniciou-se a partir de fins do século XVII, com as primeiras descobertas de jazidas pelos bandeirantes paulistas, em pouco tempo a região atrai colonos portugueses e escravos africanos, que buscam lavras de ouro e diamante, surgindo então numerosos núcleos, como Ouro Preto, Sabará e Congonhas. À medida que a produção de ouro e pedras preciosas cresce, aumenta a fiscalização por parte da Coroa e vários conflitos surgem como a Guerra dos Emboabas e a

Relacionados

Outros Trabalhos Populares