TRAB156
7109 palavras
29 páginas
FEMA / IMESAFundação Educacional do Município de Assis
Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis
CURSO DE DIREITO
ASSIS / SP
2001
TRABALHO DE
CIÊNCIA POLÍTICA
TEMA:
O PRÍNCIPE
Nicolau Maquiavel
PROFESSOR:
ANDERSON DE AZEVEDO
ALUNOS:
ANTONIO BERNARDO DA SILVA
ANTONIO ROBERTO DA SILVA
CARLOS SOARES GARCIA
EDSON MORETÃO RAMOS
JOSÉ EUCLIDES LOPES
MARA MEIRA SIQUEIRA BUENO SILVA
SÉRIE:
3ª SÉRIE
PERÍODO:
DIURNO
O PRINCÍPE de Nicolau Maquiavel
1- Sobre o autor, Nicolau Maquiável:
Nicolau Maquiavel nasceu em Florença a 3 de maio de 1469. Sua família, cuja origem remonta ao XII século, era uma antiga família da Toscana e que pertencia ao partido quelfo ou pontifical. Os Maquiavel tinham abandonado Florença em 1260, depois da derrota de Montaperti; mas voltaram mais tarde e participaram largamente dos cargos públicos, num período de mais de três séculos.
A juventude de Maquiavel não deixou traço digno de memória. Sabe-se somente que em 1494 foi copista de Marcelo Virgílio Adriani, professor de literatura grega a latina e secretário da República de Florença. Mais tarde, tinha ele vinte e nove anos completos, Maquiavel foi nomeado chanceler na segunda chancelaria e, enfim, secretário dos Dez magistrados da liberdade e da paz, ofício que constituía o governo da república. Ocupou este posto durante catorze anos e cinco meses, e nesse espaço de tempo lhe foram confiadas vinte e três legações no exterior.
Das missões de Maquiavel, a mais importante foi sem dúvida a legação junto a César Bórgia (1502). Aceitou ele de mau grado o encargo que o obrigava a mudar a sua modesta vida e a tratar com o duque em nome do governo de Florença.
A sua ação, no desempenho desta missão, não mudou o curso dos acontecimentos políticos, mas o encontro com o duque Valentino foi importante para o desenvolvimento do seu pensamento, e a legação à Romanha decidiu o seu destino de escritor político.
Em 1527, de