TRAB159

261 palavras 2 páginas
O RENASCIMENTO

O Renascimento foi um momento da História muito mais amplo e complexo do que o simples reviver da antiga cultura greco-romana. Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências, que superaram a herança.

O Renascimento na arquitetura foi marcado pela preocupação dos construtores em criar espaços compreensíveis de todos os ângulos visuais, que fossem resultantes de uma justa proporção entre todas as partes do edifício.
A principal característica da arquitetura do Renascimento, por tanto foi a busca de uma ordem e de uma disciplina que superasse o ideal de infinitude do espaço das catedrais góticas.
Um dos arquitetos que projetou edifícios que expressam esse ideal do Renascimento foi Fillippo Brunelleschi, Brunelleschi é um exemplo de artista completo do Renascimento, pois foi pintor, escultor e arquiteto. Dentre os seus trabalhos o mais importante é a cúpula da catedral de Florença.
Já na pintura do Renascimento confirma as três conquistas que os artistas do último período gótico já haviam alcançado: a perspectiva, o uso do claro-escuro e o realismo. Outra característica da arte do Renascimento, em especial da pintura, foi o surgimento de artistas com um estilo pessoal, durante a Idade Média a produção artística era anônima, com o Renascimento esse quadro se altera , já que o período se caracteriza pelo ideal de liberdade e, conseqüentemente, pelo individualismo.
É, portanto, a partir dessa época que começa a existir o artista como o conceituamos atualmente: um criador individual e autônomo, que expressa em suas obras os seus sentimentos e suas idéias.

Relacionados

Outros Trabalhos Populares