TRAB119

431 palavras 2 páginas
yanomae thépé
A maioria das nações indígenas brasileiras mantém contato com os homens brancos. Mas existem exceções. Há 53 grupos isolados, que vivem quase como nos tempos pré-históricos.
Eles moram em lugares distantes, nas florestas e montanhas, e fogem quando os brancos se aproximam. E o caso dos ianomâmis, que chamam a si próprios de Yanomae thépé que significa seres humanos. Devido ao isolamento, eles mantêm suas , tradições, como só dar nomes às crianças quando elas completam 2 anos. Os ianomâmis tiram todo o seu sustento da floresta, com a caça, a pesca e a coleta de frutos, castanhas e favos de mel. Nos estados de Roraima e Amazonas na fronteira com a Venezuela, vivem quase 10 mil ianomâmis. é a maior e mais isolada nação indígena da Amazônia. Do outro lado da fronteira, na Venezuela, há mais uns 15 mil ianomâmis. Muitas vezes os moradores de aldeias vizinhas se encontram para celebra casamentos e rituais. Os ianomâmis permanecem isolados porque o relevo acidentado e os rios com cachoeiras dificultam o acesso às suas terras.Mas o subsolo cheio de ouro atraiu os garimpeiros nos anos de 1980.As conseqüências foram desastrosas:rios poluídos,morte de peixes e de outros animais,desmatamento e erosão do solo,além das doenças,como gripe e sarampo,contra as quais eles não têm proteção.Muitos ianomâmis morreram. A situação melhorou depois de 19991,com a demarcação das terras. Arara

As mulheres dessa tribo usam, Como roupa, apenas uma espace de cinto chamado uluri, feito de entrecasca de árvore. Se esse cinto se romper (por acaso), a mulher se sente desprotegida e nua a presença deste cinto significa que a mulher sexualmente não está disponível, e a aproximação só acontece quando ela o retira. Alguns desses povos já estão extintos. Sua língua é a tupi.
No ritual de

Relacionados

Outros Trabalhos Populares