TRAB
1 Introdução 4
2 Desenvolvimento 5
3 Conclusão..............................................................................................................11
4 Referências Bibliográficas........................................................................................12
1 Introdução Contabilidade de Custo é uma ferramenta utilizada nas empresas para tentar encontrar soluções no planejamento e execução de projetos. A história da Contabilidade de Custos pode ser dividida em duas etapas: Sistema Familiar ou Doméstico e o Sistema de Produção Fabril.
Com a evolução das fábricas, a contabilidade precisou ser modificada, não podia apenas atender as necessidades externas, com o governo, banqueiros, fornecedores, mas com as internas. Por isso, várias maneiras para estabelecer valores e avaliar inventários foram desenvolvidas. Antes desse tipo de avaliação financeira, existiam nas empresas muitos sócios, burocacia rigorosa do Fisco, e não podiam mais sobreviver dessa maneira, com uma atribuição primitiva de valores aos estoques. Já nas empresas industriais, existiam dois tipos de estoques, os de produtos prontos e os de produtos em elaboração. Para avaliar esse estoque era necessário analisar os gastos com a produção dos mesmos.
Para estabelecer os valores dos produtos precisava registrar e acompanhar os gastos e os lançamentos contábeis. Dessa maneira, começou a tomar forma a Contabilidade de Custos, que não estava completamente pronta, foi evoluindo e até os dias atuais está em constante formação. Hoje, a Contabilidade de Custos, na empresa, reflete como instrumento do planejamento e controle, para se tomar decisões.
As empresas comerciais ou de serviços buscam os meios mais modernos da Contabilidade de Custos, para lhes auxiliarem na tomada de decisões em longo prazo. Esse auxílio da contabilidade é necessário para todas as empresas, sejam elas de pequeno ou