TRAB
Este trabalho contará com, primeiramente, um pequeno resumo do que é o neoliberalismo a sua estrutura, visando as aplicações na sociedade, no Brasil e sua importância deste conjunto de idéias políticas e, em seguida, a apresentação das características que compõe o assunto abordado.
RESUMO
O momento que o Brasil passava no início da década de 1990 pode ser sintetizado em desafios e contradições centradas num regime de altíssima inflação e incertezas quanto à condução política que seria tomada para uma nova tentativa desse fenômeno econômico. Diante desse novo espectro, o Brasil – com um histórico de “atrasos” - é sugado para uma nova etapa do capitalismo mundial.
Conformam-se novas concepções e idéias acerca de como gerir um Estado e qual seu real papel ante a essa nova realidade que é imposta. Partindo de um novo paradigma econômico, este se espraiou com intensidade para as outras áreas da gerência pública, de forma que lhes restou apenas a possibilidade de adaptar-se. Como reflexo das reformas aplicadas à área econômica, buscaremos aferir acerca de como se concebeu a ideologia neoliberal, por quais razões ela se instalou no Brasil e por fim, pensar suas implicações para o espaço de ação das políticas sociais dos governos. Este artigo apreende desde a conformação ideológica do Neoliberalismo, passando para o contexto específico mundial, até os aspectos menores, como a reforma administrativa, a participação dos setores não públicos na área social, entre outros.
O QUE É NEOLIBERALISMO?
A partir da década de 1970, a supremacia do modelo capitalista sob o estagnado projeto de desenvolvimento dos países socialistas marcou uma nova fase da política internacional. Com o passar do tempo, o novo ritmo das empresas e mercados forçou uma repaginação dos moldes de orientação política do Estado para com a sua economia. A necessidade de crescimento constante passou a conviver com a elaboração de formas de se conter um possível colapso da economia mundial.
O