Trab
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
4 CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS 8
1 INTRODUÇÃO:
O principal objetivo deste trabalho foi de reflexão e discussão sobre o terceiro setor o qual é um assunto atual e pertinente ao acadêmico do serviço social. Portanto a dimensão e o significado do terceiro setor necessitam ser compreendidos dentro da conjuntura social, econômica e política que tem determinado a sua configuração no contexto contemporâneo. A abordagem desse tema não pode ocorrer de forma “ufanista” como se o terceiro setor viesse ocupar o papel que é do estado na formulação e execução de políticas sociais, e nem de forma “pessimista”, negando a sua importância e a dimensão de suas ações no enfrentamento de diferentes manifestações da questão social brasileira.
Através deste estudo observamos também um pouco da atuação de um assistente social no terceiro setor, colocando em foco a sua atuação e de demais profissionais que forma um grupo interdisciplinar.
2 DESENVOLVIMENTO:
Inicialmente abordaremos neste trabalho do que se trata, como surgiu, e para que serve o terceiro setor. Em seguida abordaremos os principais modelos e funções gerenciais desenvolvidos no terceiro setor, bem como a incidência e a necessidade de fomentar e gerir o controle social nas políticas do setor. Segundo Salamon (1998, p.51), “O crescimento do terceiro setor decorre de várias pressões, demandas e necessidades advindas das pessoas, como cidadãos, das instituições e até dos próprios governos. Ele reflete um conjunto nítido de mudanças sociais tecnológicas, aliado a contínua CRISE DE CONFIANÇA na capacidade do estado.”.
O terceiro setor vem crescendo significantemente em todo o mundo, promovendo impacto nas realidades sociais. No Brasil este setor teve seu surgimento entre as décadas de 1970 e 1980, apoiando organizações populares com objetivo de promoção da cidadania (Abong). Porém ele só veio a se sobressair no