TRAB
A toxoplasmose é uma zoonose que infecta o gato e numerosas outras espécies de vertebrados, inclusive o homem. O toxoplasma gondii, ocorre com muita frequência na população humana sob a forma de infecção crónica assintomática.
Etiologia
O agente etiológico da toxoplasmose é o toxoplasma gondii, que é uma espécie de protozoários de distribuição cosmopolita que atinge os animais incluindo o homem. Morfologicamente são muito próximos dos coccideos e dos plasmodios e são da família Sarcocystidae.
Em relação ao seu habitat, o toxoplasma gondii é um parasita intracelular, invadem vários tipos de células no organismo do hospedeiro. Tem mais afinidade com células do sistema fagocítico mononuclear (os leucócitos e células parenquimatosas).
Ciclo de vida
Os gatos são os únicos hospedeiros nos quais o toxoplasma gondii pode completar todo seu ciclo de vida.
No tubo digestivo – quando um gato jovem alimentado por camundongos que tem toxoplasmose aguda ou crónica, alguns dias depois começam a aparecer em suas fezes oocistos imaturos de toxoplasma. Os parasitas penetram nas células epiteliais do intestino, arredondam-se começam a multiplicar-se assexuadamente e por divisão binária formam-se pseudocistos, esse processo é chamado de endogenia. Esses parasitas crescem e rompe-se, e novos pseudocistos são formados, que tem o nome de taquizoítas. Os parasitas que se encontram dentro dos cistos são chamados bradizoítas. Alguns esquizontes diferenciam-se em gametas, produzindo macro e microgametas, que vão se copular, formando um zigoto fechando assim o ciclo sexuado; Este processo chama-se gametogônico. Os oocistos amadurecem em alguns dias, apresentam no seu interior dois esporocistos com quatro esporozoitas cada. A eliminação de oocistos pode durar um mês e, depois desaparecem, mas o isolamento de toxoplasma do intestino do gato infectado pode ser positivo mesmo um ano depois da infecção.
Transmissão
Toxoplasma gondii tem sido encontrado em grande número de