Trab
1 introdução 2
2 INTERVALOS DE CONFIANÇA 3
2.1 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA 3
2.1.1 Variância Conhecida 3
2.1.2 Variância Desconhecida 4
2.2 intervalo de confiança para a variância 4
2.3 intervalo de confiança para a proporção 5
2.4 exemplos 6
3 Conclusão 9
REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
O intervalo de confiança é construído a partir de elementos amostrais e se refere a um parâmetro populacional. Diferencia-se da estimação por ponto, que estipula um único valor como parâmetro populacional. Seu objetivo é fornecer uma inferência estatística dentro de um intervalo que contenha o parâmetro desconhecido. O quanto essas estimativas são prováveis, são determinadas pelo coeficiente de confiança. Assim, podemos dizer que o intervalo de confiança contém valores plausíveis que o parâmetro θ pode assumir e que a amplitude desse intervalo está diretamente associada com a incerteza do parâmetro. Como, por exemplo, em uma amostra de 30 mochilas de estudantes de engenharia, a média encontrada entre o peso de cada uma é dada por 5,0kg. Enquanto que o intervalo de confiança encontra-se, por exemplo, [4,2; 6,7], que em 95% das vezes inclui μ, que é o verdadeiro peso médio da mochila dos estudantes de engenharia.
2 INTERVALOS DE CONFIANÇA
2.1 INTERVALO DE CONFIANÇA PARA A MÉDIA
Para estimar a média de uma amostra da população podemos contar com dois casos distintos: quando o valor da variância é conhecido e quando devemos calculá-lo.
2.1.1 Variância Conhecida
Obtemos (média amostral) de uma amostra com distribuição normal, média e variância conhecida. Portanto, a distribuição amostral da média também é normal
Assim, temos que
O gráfico da distribuição de Z
Para obter o intervalo da média utilizamos a fórmula abaixo, observando que os valores de e são obtidos na tabela da distribuição normal.
2.1.2 Variância Desconhecida
Quando não possuímos a variância da população, precisamos obtê-la através de