trab
Ao observar qualquer imagem, a pessoa tem como referência uma linha do horizonte, que funciona como base para se localizar no espaço que está.
A partir dessa referência é que podemos definir alto ou baixo, esquerda ou direita, nos orientando e orientando aos outros. O ser humano percebe o todo, mesmo se aquilo que se apresenta para ele é formado por muitas partes separadas, tentando sempre restaurar o equilíbrio. Este fenômeno é a busca do fechamento, da simetria e da regularidade das partes que compõem uma figura ou uma imagem. O equilíbrio é verificado quando traçamos um eixo vertical sob uma linha horizontal secundária como base, obtendo uma estrutura visual, chamada de eixo sentido, que funciona como referência para nossa orientação.
Tensão-
É o oposto do equilíbrio, a tensão vem desestruturar a referência do eixo sentido da linha vertical e da linha-base horizontal, causando uma instabilidade na observação do objeto ou situação. Passa a existir então uma relação entre o equilíbrio e a tensão, num jogo de forças que atuam no campo de visão percebido pelo ser humano.
Atração e Agrupamento-
É uma condição visual que cria uma circunstância de concessões mútuas nas relações que envolvem interação. Vemos primeiro o todo e depois as partes. Existe uma força de atração entre os elementos. Agrupamento por atração devido a similaridade dos elementos.
Leis de organização perceptiva
Simetria- lado a lado, organização da forma mais simples, facilidade no agrupamento.
Similaridade- parecido na cor e na forma, unificação.
Boa continuidade- impressão visual de como as partes se sucedem através da organização perceptiva da forma de modo coerente, sem quebras ou interrupções na sua trajetória ou na sua