trab
COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
RESENHA – GÊNERO
O estudo de gênero na Psicologia não obtinha grande expressão e aparecia de maneira errônea como sexo para indicar a diferença entre homens e mulheres. Para superar essa falta de visibilidade, se fez necessário a crise da Psicologia Social, como também uma atenção maior aos movimentos feministas que cresciam no século XX.
O movimento feminista está constantemente associado às pesquisas de gênero e deu oportunidade para as mulheres de se expressarem, apesar isso permanecesse por muito tempo silenciado. Suas origens se deram na revolução norte-americana, na Revolução Francesa e com a Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, que levaram a modificações em conceitos importantes do século XIX, como trabalho assalariado, autonomia do indivíduo civil e direito à instrução, além de inseriram as mulheres na cena política. É importante frisar que a base do movimento está em uma igualdade, e não em uma superioridade.
O texto também trata da diferença entre sexo e gênero, que muitas vezes são usados como sinônimos. Sexo está relacionado às características fisiológicas relativas à procriação e está presente em todos os mamíferos. Porém, os seres humanos são animais reflexivos e construtores de opinião, estando sempre vulneráveis a ambientes e culturas diversos e, assim, desenvolvendo comportamentos, interesses, estilos de vida, personalidades particulares. A socialização também é outro fator que influencia diretamente nesse desenvolvimento. O gênero vai tratar exatamente disso, as diferenças sexuais não necessariamente ligadas ao sexo biológico, mas aquelas diferenças definidas em cada cultura e época.
O uso do termo gênero é bastante utilizado fazendo referencia às mulheres, mas é importante deixar claro que isso vai depender da obtenção da informação acerca dos homens, para que se possa compreender a construção cultural e histórica de cada um e suas