trab.
R = Compreender os fatos e ligados ao Direito com a finalidade em esclarecer o problema de forma mais condizente com a razacionalidade do seu tempo, é mediar a função da legalidade com a legitimidade, buscar a essência valorativa do fato e trazer para o presente para poder compreendê-lo, assim solucionar as questões do fenômeno jurídico de forma justa e eficiente.
2 - O que significa dizer que as palavras são ambíguas e vagas?
R = Que quando não aplicadas com finalidade (sentido), auma ação do Homem,as palvrassão inúteis. As palavras necessitam de interpretação para produzir sentidos, estes que,tão logo, irão possibilitar a compreensão. A palavra é o princípio de tudo, é o elemento constitutivo do mundo. Dizer que as palavras são ambíguas é que têm vários significados, o homem precisa dar sentido para as coisas, para isso, é necessário uma atitude do homem para com elas, sendo assim,é necessário compreender, interpretar. Dizer que as palavras são vagas, significa que elas permitem vários sentidos possíveis de interpretação, todos eles acerca de um valor.
3 - Tendo em vista o “modo de ser da linguagem”, comente a seguinte proposição: “a estrutura do mundo é algo como algo”.
4 – Por que não é possível estar com as coisas em si?
5 - Quais os pressupostos de validade e legitimidade para o exercício da atividade jurisdicional no Estado Democrático de Direito?
6 – Segundo Margarida Maria Lacombe, o que significa argumentação?
7 – Qual o papel da compreensão no processo interpretativo?
8 – Explique a diferença entre verdade hermenêutica (aletheia) e verdade científica, entendida como correspondência?
9 – O que significa compreender, Segundo Margarida M. Lacombe?
10 – Qual o papel do diálogo na construção da verdade hermenêutica?
11 – O que significa pertencer à tradição?
12 – Discorra sobre a seguinte assertiva: o que significa dizer que a compreensão é circular?
13 –