Trab
Prof. Dr. José Santos ROOSEVELT
Aluna: Maria Gonçalves da Cruz
QUAL A PROCEDENCIA DOS PACIENTES COM TRANSTORNOS MENTAIS ATENDIDOS NO PRONTO SOCORRO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLANDIA DA REGIÃO DO TRIANGULO MINEIRO
Objetivo Geral
Analisar a inserção local e regional do Hospital de Clínicas da universidade Federal de Uberlândia no SUS (Sistema Único de Saúde) da saúde mental, além disso, verificar a procedência e entender como se da os encaminhamentos dos pacientes com transtornos mentais que são atendidos no Pronto Socorro do Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Objetivos Específicos
Verificar se os pacientes atendidos no Pronto Socorro do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia têm o serviço de atenção em saúde mental na região de origem;
Identificar e mapear a rede de atenção à saúde mental sob o enfoque geográfico do pacientes que são atendidos no Hospital de Clinicas da Universidade Federal de Uberlândia.
Introdução
Em 1985, com o advento na Nova República, a nação brasileira aspirava por condições digna e justa de vida para seus cidadãos, iniciando assim a discussão e transformação sócio-politica sobre a criação de um sistema de saúde que atendesse a necessidade básica de saúde de todos os brasileiros. Dentro desse cenário de transformação ocorreu a VIII Conferência Nacional de Saúde em 1986. Para Guimarães o desejo era compreender os significados da saúde aliado a vida urbana, a identidade daqueles que ram em cada lugar e ao sentimento de comunidade, inserido na época geográfica. Mendes (2004) propõe que os municípios ao se associarem, devem constituir um sistema macro regional de serviço de saúde constituído de uma rede de atenção a saúde como modelo de cooperação gerenciada.
Justificativa
O presente trabalho justifica em verificar se o local de origem tem demanda e