Trab ética
CURSO TÉCNICO DE SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO
ANA CAROLINA
ÉTICA NO TRABALHO
MANAUS
2009
Sumário
INTRODUÇÃO..
DESENVOLVIMENTO
CONCLUSÃO
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
INTRODUÇÃO
Em nossas relações cotidianas estamos sempre diante de problemas do tipo: * Devo sempre dizer a verdade? ou existem ocasiões em que posso mentir? * Será que é correto tomar tal atitude? * Devo ajudar um amigo em perigo, mesmo correndo risco de morte?
DESENVOLVIMENTO
Senso Moral
Nossos sentimentos e nossas ações exprimem nosso senso moral.
As soluções dos problemas não envolvem apenas a pessoa que os propõe, mas também outra/outras pessoas que poderão sofrer as consequências das decisões e ações que tomamos.
Ética e Responsabilidade * Nossas dúvidas quanto à decisão a tomar não manifestam apenas nosso senso moral, mas também põem à prova nossa CONSCIÊNCIA MORAL; * Exigem que decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as suas consequências, porque somos RESPONSÁVEIS por nossas opções.
Consciência Moral * O senso e a consciência moral dizem respeito a valores, sentimentos, intenções, decisões e ações referidos ao bem e ao mal e ao desejo de felicidade. CONSCIÊNCIA MORAL: racional e reflexa – julgamento crítico que se dá a partir da diferenciação do bem e do mal em vista de um bem vital, sendo o procedimento aprovado ou condenado como moralmente bom ou mal.
JUÍZOS de FATO
JUÍZO de VALOR * JUÍZOS DE FATO – dizem o que as coisas são e porque são. Ex: Está chovendo. * JUÍZOS DE VALOR – avaliam coisas, pessoas, ações, experiências, acontecimentos, sentimentos... Ex: Gosto dos dias chuvosos. * JUÍZOS ÉTICOS DE VALOR – são normativos, pois enunciam normas que determinam nossos sentimentos, nossos atos, nossos comportamentos.
OS CONSTITUINTES DO
CAMPO ÉTICO * Sujeito moral