Trab I Fem Qui
Estilingue VS Rifles Modernos
Diego Wendel de Oliveira Ferreira – RA 86744 Gustavo Pedroso – RA 86823
José Henrique Fortes Leite – RA 86844
Lucas Fernando Leite dos Santos – RA 86863
Dezembro de 2014
INTRODUÇÃO O estilingue é uma arma que surgiu com produção artesanal e adquiriu caráter de brincadeira para crianças devido ao fácil manuseio. Em sua forma artesanal seu corpo é composto de madeira em forma de “Y” e uma borracha conectando as duas pontas do estilingue utilizada para impulsionar o projétil. A capacidade de destruição do estilingue depende de alguns fatores, como a força realizada pela pessoa utilizandoo, a capacidade elástica da borracha e do projétil. Apesar de ser uma arma de baixo poder, se construída e utilizada da forma correta pode causar um dano considerável.
OBJETIVO Este estudo tem como objetivo determinar as condições necessárias, força do operador e borracha a ser utilizada, para que um estilingue possa lançar um projétil com mesma eficiência de um rifle Kalashnikov Ak47 e M4A1.
DESENVOLVIMENTO E RESULTADOS Primeiramente, para os cálculos que seguirão neste documento, é crucialmente importante apresentar a forma de coleta e triagem dos dados usados, assim como possíveis conversões que se mostrarão necessárias.
Para servir de base foi selecionado um modelo de estilingue de porte médio contido em [1][2][3] cuja borracha tem um comprimento inicial de 0,2m e suporta uma força máxima de 42lbs (186,83N). Nos cálculos a seguir foi considerado que a abertura média de extensão dos braços de uma pessoa mediana ao atirar com um estilingue é de aproximadamente 0,8m. Para os armamentos listados abaixo os dados foram coletados em sites de vendas dos mesmos assim