trab william
Turma A – 1º Período Diurno – 1º Semestre de 2014
Faculdade de Direito - UFMG
Economia 1
Resenha do texto : “Por que a intervenção do governo pode gerar prejuízos à sociedade? – Marcos Mendes”
No texto de Marcos Mendes é construída uma crítica ao intervencionismo estatal. Para basear sua argumentação o autor parte primeiramente de uma ressalva sobre os problemas das decisões coletivas. São consideradas a limitação da representação política do povo devido à dificuldade de defender a vontade de todo um eleitorado, cuja unanimidade e homogeneidade de interesses é quase impossível, e à dificuldade de tomar sua aprovação acerca de cada decisão. Além disso é abordada os fatores, sociais e até mesmo eleitorais, que fazem com que as escolhas coletivas gerem uma tendência ao aumento de gastos públicos e, por conseguinte, de impostos.
Outro assunto em destaque é a questão da falta comprometimento de alguns representantes e a dificuldade encontrada pela sociedade de tomar conhecimento dessas más gestões, que sobrepõem interesses particulares ao bem comum, devido à falta de informações que poderiam categorizar a eficiência dos servidores.
A falta de estímulo do agente governamental de buscar o menor preço e a melhor qualidade, uma vez que não é ele que está diretamente pagando ou usufruindo do serviço, também é um ponto importante questionado por Mendes. A carência de incentivo a inovação em frente ao receio do erro e da burocracia, associada a estabilidade do emprego, faz com que a competição seja desestimulada, acarretando em uma baixa eficiência e dedicação. Há também o tópico da vantagem dos lobbies nas decisões políticas, somadas a expectativa de custos de mobilização para a sociedade, que mostra como grupos restritos levam vantagem em detrimento do contribuinte.
Para concluir, Marcos Mende ressalta que seu posicionamento não é uma apologia ao Estado Mínimo, ou uma confronta ao governo, mas sim uma elucidação das distorções das