trab tec
Empresa de Fósforos – 1895 - ainda em funcionamento no bairro. Trav. Pinheiro
Engenho de erva mate de Nicolau Mäder – 1896 - O sr. Nicolau Mäder, fabricante e exportador de erva-mate, é estabelecido em Curitiba, desde 1907. O engenho de erva-mate é propriedade da firma Freixas, Urquijo & Cia., de Buenos Aires; está montado com maquinismo moderno, movido a vapor, e emprega 25 operários. O sr. Nicolau Mäder exporta anualmente para a Argentina e Uruguai cerca de 3.000 toneladas de mate.
Sem informação de endereço.
Cervejaria Gloria – 1898 - A Cervejaria Glória de propriedade de Eduardo Engelhardt instalou-se no bairro no final do século XIX, com atividades até 1915.
(Rua sete de setembro ou Rua Alferes Poli) Local mais modificado e muito urbanizado, já não tem mais características da época.
Leão Júnior S.A – 1901 - Ano de fundação da Fábrica Leão Junior, por Agostinho Ermelino de Leão, em Ponta Grossa. Transferiu-se para Curitiba no Batel em 1912. Nova fábrica foi instalada no bairro Portão, destruída por um incêndio em 1930. A fábrica construída no Rebouças foi denominada Leão Junior e Cia S.A. em 1942. Em 2007 foi comprada pela Coca Cola do Brasil.
(Rua Getúlio Vargas com Piquiri e João Negrão)
Fábrica de Móveis Ritzmann e Irmãos - Fundada por Francisco Ritzmann, em 14/10/1905, com sede na Rua Duque deCaixas esquina com Barão de Antonina. Fabricava móveis em série para residências e escritórios, caixas para aparelhos sonoros e gabinetes para máquinas de costura. A empresa possuía também a Serraria São Francisco, no bairro Barigüi do Portão. Em 1930 as instalações da fábrica foram transferidas para a Rua Ivaí, atual Avenida Getúlio Vargas, onde funcionou até abril de 1974.
Firma de Maurício Thá - 1910 composta por serraria e depósito no ramo de madeiras e construção civil (Av. Getúlio Vargas).
Cervejaria Atlântica – 1912 - fundada por Carlos Henn e Henrique Jens, nas imediações da atual Getúlio Vargas.
Vidraçaria Paranaense de Solheid