TRAB SLIDES ACIDO FITICO
292 palavras
2 páginas
Ácido FíticoDiscentes: Fabiana Cavalcante, Gilvanessa silva, Juliana moreira,
Silvânia eça
II Semestre – Nutrição Noturno
Professora: Viviane Figueiredo - Bromatologia
Ácido Fítico
O Ácido fítico (também conhecido como fitato, quando em forma de sal) é um ácido orgânico componente natural da maioria das sementes de leguminosas e cereais.
Estrutura do Ácido Fítico
Sua formação se dá durante a maturação das sementes e grãos de cereais e é encontrado em suas diversas formas isoméricas.
Ácido Fítico
O ácido fítico é um forte captador de minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco e portanto pode contribuir para deficiência destes minerais em pessoas cuja dieta dependa de alimentos ricos em ácido fítico como fonte nutricional.
Ácido Fítico
O ácido fítico é encontrado principalmente na casca de castanhas, sementes e grãos. No entanto, em alguns alimentos como o milho não há tal concentração do ácido fítico na casca, estando razoavelmente uniforme em todo o grão.
Ácido Fítico
Abaixo, a quantidade de ácido fítico encontrado em algumas nozes populares para fins de comparação:
Cajus: 1,866 mg / 100 g;
Avelãs: 1,620 mg / 100 g;
Amêndoas: 1,280 mg / 100 g;
Noz: 760 mg / 100 g;
Castanha: 47 mg/ 100 g.
Ácido Fítico
Embora a maioria dos estudos encontrados na literatura trate o fitato de forma “negativa”, por ser um fator antinutricional, existem estudos científicos que defendem o fitato demonstrando que pode agir como antioxidante, reduzindo os radicais livres e a peroxidação das membranas.
Além disso, também atua como anticarcinogênico, promovendo proteção contra o câncer de cólon.
Referências http://www.viafarmanet.com.br/site/downloads/literatura/ACIDO_FITICO.pdf. Acessado em: 10 maio, 2015. https://paleomasta.wordpress.com/2014/10/19/acido-fitico-antinutrientes-nozes-semen tes/
. Acessado em: 10 maio, 2015. http://www.nutritotal.com.br/perguntas/?acao=bu&categoria=23&id=528. Acessado em: 10 maio, 2015.