Darwinismo Social
1º-H
HERBERT SPENCER E O DARWINISMO SOCIAL
ESCOLA TÉCNICA GETÚLIO VARGAS
São Paulo/Dezembro/2014
SUMÁRIO
I-Herbert Spencer.............................................................................................................3
II-Darwinismo Social........................................................................................................4
HERBERT SPENCER
Herbert Spencer foi um filósofo inglês e profundo admirador da obra de Charles Darwin. É dele a expressão "sobrevivência do mais apto", e em sua obra procurou aplicar as leis da evolução a todos os níveis da atividade humana.
Conhecido como "Pai do Darwinismo Social", uma teoria social que aplica à lei da sobrevivência do mais apto a sociedade. Spencer viveu numa época que problemas relacionados com escravidão eram constantes e o atrito entre aqueles que defendiam a superioridade entre o homem branco e os defensores da igualdade entre os homens, e isso levou Spencer, a vontade de entender essa interação que o levou a estudar o que mais tarde seria o Darwinismo social.
3
DARWINISMO SOCIAL
O Darwinismo social é uma teoria que aplica a “sobrevivência do mais apto” à nossa sociedade.
A teoria foi desenvolvida durante uma época de muito questionamento sobre a escravidão, e apesar de não ter sido desenvolvida com esse propósito, foi usada como justificativa da escravidão e dos massacres nas colônias europeias.
Herbert Spencer, conhecido erroneamente como pai do darwinismo social, foi o primeiro a estudar a sociedade a partir das teorias de Darwin, ao contrário do que acham, não teve intenção de justificar os massacres nas colônias com suas teses, mas mesmo assim foi usado como bode expiatório.
O darwinismo social representava a parcela da sociedade que acreditava na superioridade de algumas camadas sociais sobre as outras e por isso era justificável cometer atrocidades.
O darwinismo