trab prof angelica
Profª: ANGELICA
Curso: Pedagogia
Série: 3ª e 4ª
Grupo de Trabalho
Nomes: RA:
Nilza Baldo da Silva 7482687708
Silvia Regina Capriolli 2289542596
Sueli Ap. Oliveira Maximiano 6579321728
Viviane da Silva 6835503403
15/09/2014
Brincadeira e o desenvolvimento da imaginação e criatividade
A Importância dos jogos e brincadeiras na educação infantil
Pesquisadores em psicologia discutem a importância das brincadeiras para o desenvolvimento psíquico da criança em idade pré-escolar. Mostram ainda que as brincadeiras auxiliam as crianças no desenvolvimento da atenção, memória, concentração além da compreensão de regras e papéis sociais. Em estudos aprofundados em leitura e bibliografia especializada constataram que as brincadeiras são veículos que possibilitam o crescimento e a aprendizagem, dando à criança a oportunidade de descobrir, aprender e explorar o mundo em que vive e ainda favorece o desenvolvimento e auto estima.
Assim, como aprofundamento dos estudos alguns dos principais estímulos cognitivos que ocorrem por meio de brincadeiras:
Desenvolver habilidades, coordenação motora, a imaginação, o tato, o olfato, o paladar, a afetividade, a socialização, a curiosidade, autoestima, respeito as regras, criatividade e reforça laços afetivos...
O significado do Brincar ( Eduardo Carrara )
Através do brincar a criança interage com o meio, conhecendo e manifestando sua criatividade, sua inteligência, suas habilidades e sua imaginação. Esses aspectos manifestos pela criança durante a brincadeira são necessários para um bom desenvolvimento e a conduz durante toda a vida.
Sendo assim, a brincadeira deve ser vivenciada sempre e da melhor forma possível. O brincar é uma experiência que possibilita a criança demonstrar sua personalidade, e conhecer melhor a si mesma.
Desde muito pequena a criança observa tudo que está ao seu redor, principalmente quem está bem próximo: os pais e imita o mundo